quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Como surgiu a válvula eletrônica, importante componente na era do rádio.

A Válvula Diodo


Em 1879, Thomas Alva Edison, construiu a primeira lâmpada incandescente comercializável, mas ela apresentou um problema, depois de certo tempo acesa ela ficava escura, como seu filamento era de carvão, Edison observou que partículas de carvão se desprendiam do filamento em direção ao vidro, na tentativa de corrigir o defeito, ele introduziu um fio na lâmpada em paralelo com o filamento ligado a uma tensão positiva, para atrair as partículas de carvão.
Thomas Edison notou que cargas elétricas do filamento de carvão aquecido eram atraídas pelo fio, provocando uma corrente elétrica, mas se invertesse a polaridade ligando o fio no polo negativo, a corrente era interrompida, Edison percebeu que a corrente só fluía em um sentido, ele nunca explicou porque isso acontecia, e levou ao conhecimento de todos em 1883 e batizou a descoberta de Efeito Edson.
 Thomas Edison nem imaginava que estava dando início a invenção da válvula termiônica.
Em 1895, William Henry Preece, explica o fenômeno, ele diz que partículas carregadas com energia negativa se desprendiam do filamento de carvão aquecido e eram atraídas em direção ao fio que estava ligado em uma fonte positiva, ou seja, carregado positivamente, se invertesse a polaridade as cargas negativas eram repelidas, por isso a corrente só fluía em um sentido.
Em 1904, John Ambrose Flemming, envolveu o fio, que era o segundo elemento introduzido por Thomas Edson, com uma placa metálica, com isso ele obteve correntes elétricas maiores entre o filamento e a placa, a intensidade da corrente variava de acordo com o tamanho da placa e a distância entre o filamento.
John Ambrose Flemming acabava de criar a primeira válvula diodo.


A válvula Triodo



Válvula Triodo, o Audion de Lee De Forest


Em 1907, Lee De Forest fez uma adaptação na válvula diodo, que parecia com uma lâmpada incandescente composta de um filamento e uma placa que atraia os elétrons que se desprendiam do filamento aquecido e os conduzia em um único sentido, sem controle. De Forest então colocou uma grade entre a placa e o filamento, quando uma tensão externa era aplicada a grade, mais elétrons eram atraídos pela placa, e de acordo com a variação dessa tensão era possível controlar a corrente que circulava nessa válvula, ou seja, podia amplificar um sinal elétrico, essa descoberta recebeu o nome de válvula triodo.
Essa idéia foi aplicada aos rádios, usando a válvula triodo para amplificar os sinais captados pela antena, esses sinais elétricos amplificados poderiam ser convertidos em som reproduzidos em um alto falante.
Resumindo: 
O funcionamento de uma válvula triodo, consiste na aplicação de uma corrente qualquer na grade, que controla outra corrente elétrica oriunda de uma pilha por exemplo, entre o filamento e a placa, amplificando o sinal aplicado a grade.
A corrente elétrica captada pela antena do rádio e inserida na grade da válvula, amplifica os sinais transmitidos pela estação.
Posteriormente a válvula foi substituída pelo transistor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário